quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O jornalismo e sua função social


Conforme discutíamos em sala de aula, o que legitima o jornalismo e o dá credibilidade é a sua função social, ou seja, o compromisso que o jornalista tem, ou pelo menos deveria ter, com a sociedade. Amelhor maneira de se alcançar essa função é utilizar assuntos de interesse público e construir um texto noticioso claro e objetivo, que contenha as informações necessárias para se entender quem, onde, quando e porque tal fato ocorreu. Isso tudo deve ser acompanhado de outra característica fundamental, a imparcialidade.
O compromisso social de uma matéria jornalística é uma premissa indispensável para que ela seja a vencedora de um Prêmio Esso de Reportagem, considerado o mais importante prêmio dado a profissionais de imprensa no Brasil.
Os jornais populares, pejorativamente chamados de imprensa marrom, por serem caracterizados pelo uso exagerado de determinadas expressões e pelo sensacionalismo barato, não devem ser vistos como um jornal vazio e superficial. Alguns deles, como O Dia, por exemplo, já ganharam Prêmios Esso e mostraram que podem fazer um jornalismo de mudança social e que oferece informações relevantes para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário