O filme “Abaixando a máquina: ética e dor no
fotojornalismo carioca”, dirigido por Guillermo Planel e Sergio Pugliese retrata
como poucos como é o dia a dia de um fotojornalista que faz a cobertura de
áreas de risco no Rio de Janeiro.
O documentário levanta questões importantíssimas no
fotojornalismo atual, mas que também se aplicam ao jornalismo. O filme mostra o ponto de vista da dor de cidadãos
fotografados e dos fotógrafos em diferentes confrontos numa cidade cheia
de relações conflituosas. Isso abre o debate a respeito da ética dos fotojornalistas
no momento do registro situações de dor(muitas das vezes situações em que os pais
ou filhos choram sobre os corpos de seus entes queridos) e de sua publicação na
imprensa.
“Essa dúvida
é uma dúvida muito cruel: o quanto você deve fotografar? E isso aí é o
principal meio nosso, do jornalista, de você abrir os olhos de todos” diz Marcelo
Carnaval, um dos fotojornalistas entrevistados no filme.
O filme mostra, ainda, como se estreita numa
cobertura diária, a relação entre os fotógrafos e as comunidades carentes.
“Todo dia eu me pergunto porquê, e acho que a resposta
que eu mais encontro é porque eu tenho essa curiosidade e eu quero ser
testemunha, eu quero estar perto e eu quero estar vendo, e isso eu não sei
explicar muito bem” diz o fotojornalista João Laet.
Confira o documentário, na íntegra, abaixo:
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