sábado, 24 de novembro de 2012

Abraji


Em palestra realizada na PUC, o jornalista e presidente da Abraji, Marcelo Moreira, falou sobre o atual contexto jornalístico e sobre suas histórias na profissão. Resolvi, então, fazer uma postagem esclarecendo o que é a Abraji, quando ela surgiu e quais são seus objetivos.
Marcelo Moreira, presidente da Abraji



A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, foi criada em 2002 por um grupo de jornalistas do Brasil interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas com o objetivo de melhorar a qualidade do jornalismo. A instituição é mantida pelos próprios jornalistas, e não tem fins lucrativos nem preferências políticas ou partidárias.

Organizar congressos, seminários e oficinas para promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no jornalismo investigativo são uma das missões da Abraji.

 A Abraji promove três tipos de cursos: presenciais para grupos fechados (redações e faculdades de  jornalismo), presenciais individuais (com inscrições abertas para sócios e, por vezes, não-sócios da Abraji) e on-line. Todos esses cursos são gratuitos e seguem uma premissa essencial da Abraji: promover a melhoria da qualidade do jornalismo brasileiro por meio do treinamento de jornalistas e estudantes de jornalismo.

Em 10 dezembro desse ano, a Abraji comemora seus 10 anos de fundação. Além de seu presidente, Marcelo Moreira, que trabalha como editor-chefe do RJTV segunda edição, a Abraji conta ainda com um vice-presidente, José Roberto de Toledo, jornalista do Estado de S. Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário