Em
palestra realizada na PUC, o jornalista e presidente da Abraji, Marcelo
Moreira, falou sobre o atual contexto jornalístico e sobre suas histórias na
profissão. Resolvi, então, fazer uma postagem esclarecendo o que é a Abraji,
quando ela surgiu e quais são seus objetivos.
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| Marcelo Moreira, presidente da Abraji |
A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, foi criada em 2002 por um grupo de jornalistas do Brasil interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas com o objetivo de melhorar a qualidade do jornalismo. A instituição é mantida pelos próprios jornalistas, e não tem fins lucrativos nem preferências políticas ou partidárias.
Organizar congressos, seminários e oficinas para promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no jornalismo investigativo são uma das missões da Abraji.
A
Abraji promove três tipos de cursos: presenciais para grupos fechados (redações
e faculdades de jornalismo), presenciais individuais (com inscrições
abertas para sócios e, por vezes, não-sócios da Abraji) e on-line. Todos esses
cursos são gratuitos e seguem uma premissa essencial da Abraji: promover a
melhoria da qualidade do jornalismo brasileiro por meio do treinamento de
jornalistas e estudantes de jornalismo.
Em 10
dezembro desse ano, a Abraji comemora seus 10 anos de fundação. Além de seu presidente,
Marcelo Moreira, que trabalha como editor-chefe do RJTV segunda edição, a
Abraji conta ainda com um vice-presidente, José Roberto de Toledo, jornalista
do Estado de S. Paulo.

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